Citações do Dia...

domingo, 28 de setembro de 2008

Preparação Física - A Minha Experiência

Amigos, diante de tudo que estamos passando, aflição, angústia, esperança, expectativa, resolvi escrever um pouco sobre a minha situação no concurso para a PRF (MT/PA). Prestei o concurso para o estado do Mato Grosso e sobre a prova objetiva eu já escrevi.

Bem, passado a primeira etapa do concurso, agora impera uma espécie de "limbo" para a maioria dos candidatos. Não se sabe qual será a nota de corte, nem ao menos o gabarito definitivo saiu. Então, diante desse momento de incertezas, muitas pessoas esmorecem, outras fomentam esperanças, enfim, as reações são das mais variadas. O fato é que o resultado sairá somente no dia 22 de outubro e até lá muita coisa pode acontecer.
Sei que a dúvida ainda existe, mas mesmo assim resolvi treinar e adquirir condicionamento físico para um eventual exame de aptidão física. Estou sentindo dificuldade demais. O condicionamento físico é algo que exige tempo. Não adianta esperar a chegada do dia 22 para começar a se preparar, é quase impossível uma preparação física em tão pouco tempo. Digo isso por experiência própria. Depois de mais de 1 mês me preparando ainda não consigo correr os 2 km mínimos. Entrei na academia e mesmo assim a dificuldade é grande.
Ontem, consegui correr 1.700 metros, foi uma grande vitória, pois mesmo não sendo um "gordinho" (tenho 1,71 metros e peso 70,5 quilos), era um sedentário nato. Os avanços são pequenos, porém constantes. Problemas como canelite, inflamações musculares, desistimulo, outros concursos em vista, entre outros, aparecem, mas não se deve desistir.
No começo não conseguia fazer 2 barras completas, agora já consigo fazer mais de 3 com tranquilidade, acho que faço umas 6 barras agora. A natação pra mim não será problema também, sempre nadei quando criança e adolescente e velejo desde os 13 anos de idade. O salto eu já havia treinado antes de começar a preparação e já saltava 1,80 metros. De fato, a minha principal dificuldade será mesmo a corrida, acredito que para os demais concursando também. Um outro detalhe sobre a corrida é que não basta correr os 2km, é preciso correr isso em 12 minutos, o que não siginifica um simples "cooper", a corrida é mais rápida, como se tivesse correndo atrás de ladrão mesmo.
Deve-se acreditar sempre que a classificação chegará, pois, sem isso, onde é que encontraremos motivação para a preparação física? Então, pensamento positivo, coragem, ânimo, a preparação física será uma fase tão importante quanto as demais e desde já deve-se começar o treinamento, é uma corrida contra o tempo e o principal adversário é você. Acredite!! Corra!!

Um comentário:

! disse...

Oi,

eu li seu post no forum-CW, tbm fiz essa prova... mas como vc disse venho acreditando há muito tempo em uma aprovação. Então! venho treinando a mt tempo e digo que não foi facíl, hoje, porém, faz parte do meu dia a dia me exercitar. Tirei uma lição disso tudo: De que nada foi em vão, pois mesmo que eu não passe nessa prova, me preparar para ela mudou minha vida... ( já perdi + de 15 kilos, nem treino mais os 2400m - quando comecei corria apenas 1 km -, pois corro 14 km, atualmente.)

Abraços,
de um companheiro dos estudos,

Magnum

http://alegriadojusto.blogspot.com/