Citações do Dia...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Impressões sobre a prova da PRF

A prova do concurso público, para o preenchimento de vagas para Policiais Rodoviários Federais nos estados do Pará e Mato Grosso, aplicadas nas capitais das regiões norte (adicionando Santarém) e centro-oeste no dia 14 de setembro de 2008 foi muito difícil e digo os porquês.

Na realidade, o nível das questões não estava tão difícil, o problema é que o tempo estipulado pela organizadora, CESPE/UNB, era completamente insuficiente. Ao sair da prova, o comentário geral era de que muitas pessoas chutaram algumas questões pelo simples fato de o tempo não ter sido razoável. 

No meu caso, antes da prova, tinha traçado uma estratégia, que apliquei, consistiu no seguinte: primeiro resolvi português, que demandou muito tempo, pois envolveu muitas questões de interpretação de textos. Não gostei muito das questões de gramática; segundo, resolvi legislação de trânsito, o que foi muito bom, pois fiz essa parte da prova bem tranquilo; terceiro, fiz conhecimentos gerais e informática, ambas muito boas; quarto, parti pra prova de direito, que achei boa. 

Após essa fase, seguindo a minha estratégia, parei tudo, ou seja, não fui para as questões de raciocínio lógico, e de imediato começei a fazer a minha redação toda no rascunho, detalhe que por curiosidade fiz uma só questão de matemática pra ver como estava o nível. Nesse momento, faltavam 1h15 pra terminar a prova. Então, a partir daí, começei a ficar nervoso. Fiz a redação, achei que ficou legal, deu uma revisada apressadíssima, passei a limpo, com mais nervosismo e ansioso pra terminar logo e começar a marcar o gabarito, pois tinha que garantir o que já tinha feito naquela prova, sei que marquei o gabarito em tempo recorde de menos de 10 minutos e, no final, fiquei sem tempo pra fazer o restante das questões de matemática. 

Creio que a redação vai ter uma importância especial nesse concurso. Não adianta ir bem na parte objetiva e se sair mal na redação. Por isso a minha prioridade em reservar bastante tempo para ela. Amanhã, dia 16, sairá o gabarito. Vamos ver.

Ao fim, é importante destacar o alto índice de ausência, na minha sala, por exemplo, faltaram uns 20 de 50. Acompanhando alguns comentários, verifiquei que isso foi geral em todos os lugares de aplicação. Mas isso não é notícia boa, pois essas pessoas que faltaram não seriam, em tese, concorrentes fortes. Abraços!

Nenhum comentário: