Citações do Dia...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Do ASUS Eee PC 900 para o ACER Aspire 1410

Estou impressionado com o notebook que comprei recentemente. Antes eu tinha um notebook Asus Eee PC 900, 8,9", 20GB, teclado americano, "webcam" integrada sistema operacional Linux Xandros, que depois coloquei o sistema operacional Windows XP, processador intel, com 1Gb de memória "RAM".

Esse "netbook" me serviu muito bem nos últimos 2 anos. Sobre essa máquina eu já publiquei alguns "posts" aqui nesse "blog". Porém, ultimamente, vinha tendo problemas com ele, o primeiro problema é que a partição reservada para o sistema operacional (5GB) é muito pequena e sempre dava problema de espaço. Outro problema é que a ergonomia do teclado não favorecia para longas digitações, agravado pelo fato do teclado ser americano, o que dificultava o uso do "Ç" e outros caracteres. Os dedos doíam.

Além disso, o mais grave problema é que o "cooler" do Eee PC deu defeito logo no final do primeiro ano de uso, consequentemente, passei a ter problema de aquecimento na máquina. Por essas e outras razões é que adquiri um novo notebook.

Trata-se de um ACER 1410, com tela de 11,6", sistema operacional Windows 7 starter, processador Intel Celeron, com 2GB de memória "RAM", e um "HD" (disco rígido) de 250 GB. O primeiro atrativo dessa máquina é o preço, menos de R$ 1.000,00. Outro ponto positivo é o tamanho do "HD", permitindo que se baixe de tudo na internet, filmes, músicas, etc.

É um computador rápido, podendo a memória "RAM" ser expandida para até 4GB. Confortável para longas digitações, pois, além do teclado ser brasileiro, tem tamanho semelhante à um notebook tradicional. Teclas grandes. Dedos sem dor.

É leve, pesa apenas 1,4kg. É ideal para quem vive carregando o notebook para todo lugar. Algo também que venho me impressionando é a duração da bateria. Ele tem uma boa placa de vídeo integrada, as imagens, ícones, emoticons, visualizações de vídeos em alta definição pelo "youtube", enfim... são ricos em detalhes. A webcam funciona muito bem, excelente para videoconferência via Skype ou MSN.

Os pontos negativos são os seguintes: não roda arquivos .mkv ou outros tipos de "BlueRay" ripados, pois a placa de vídeo não é tão poderosa e, parece-me, que não há como mudar o plano de fundo da área de trabalho. Não tem bluetooth, mesmo tendo teclas de atalho impressas no teclado.

A experiência com o notebook Acer 1410 está sendo maravilhosa e recomendo aos que precisam de uma máquina boa em eficiência, embora ele tenha limitações de configuração operacional.

Nenhum comentário: