Citações do Dia...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tim Web no Eee PC 900



Amigos, comprei hoje um Eee pc 900, 8,9", 20gb, black, sistema operacional Xandros(linux). Tenho o tim web e a idéia era usar tanto no desktop quanto no Eee, mas no mininote não estava conseguindo usar o Firefox, dava sempre SERVER NOT FOUND. Era no mínimo curioso, pois o tim web conectava à internet, o led ficava com luz verde intermitente, fazia videoconferências no skype sem nenhuma dificuldade, mas o navegador da web não funcionava, para o "browser" era como se eu não estivesse conectado. Como não tinha muita experiência no Linux, pensei em desistir e logo migrar para o Windows XP, mas tudo isso me intrigou muito e resolvi encarar o desafio de solucioná-lo.

Lembrando, resumidamente, que no meu desktop com XP, o tim web funcionava perfeitamente, já no Eee pc 900, conectava, mas NÃO NAVEGAVA!

O meu primeiro passo foi ligar para o suporte tim. Passei a noite tentando falar com os caras lá, o serviço é horrível, talvez pior que os atendimentos para usuários de celulares. Enfim, o fato é que por telefone não consegui resolver nada. No dia seguinte, passei umas 3 horas ao telefone e descobri através deles, após repassarem a minha ligaçao para vários setores, que a tim não oferece suporto para o sistema operacional linux, seja ele qual for!!!

Através de exaustivas tentativas de configurações e longas pesquisas na internet, descobri que o problema poderia ser do DNS, é que o modem da tim pede um DNS automático que não é compatível com o browser e daí a causa de tamanho problema. DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço de IP. Todo site tem um número que o identifica, IP, acontece que seria impraticável decorar várias séries de números para acessar sites, para evitar isso existe o DNS e é através dele que ao digitar o nome do endereço do site você o carrega.

Um detalhe importante, que já deveria ter falado, o modem do meu tim web é um Huawei E226, vide fotos acima.

Pesquisei na web e descobri que o número do DNS certo é 189.40.238.6 e 189.40.238.7 - esses são os números corretos para a perfeita utilização do browser mais o tim web no linux. Um detalhe importante é o seguinte, não adianta colocar esses números via configuração do firefox, não dá certo, aliás, até piora a situação, deixando o modem de conectar, portanto a solução só ocorreu através do terminal (para entrar no terminal digite crtl+alt+t).

Portanto, após a identificação do problema, resolvi da seguinte forma, acrescentei, manualmente, duas linhas via terminal ao arquivo /etc/ppp/ip-up , inserindo as linhas

DNS1=189.40.238.6
DNS2=189.40.238.7

logo antes da linha abaixo:

export PPP_IFACE PPP_TTY PPP_SPEED PPP_LOCAL PPP_REMOTE PPP_IPPARAM

Dessa forma, resolvi o problema que estava tirando o meu sono, e de uma forma relativamente muito simples. Asseguro que por esse método você resolverá o problema, assim como eu resolvi o meu.

Abraços!

Ps.: Ao fim, sugiro que utilize um velcro para afixar o modem a parte de trás da tela LCD do seu Eee, é uma solução simples que evita o seu moden ficar balançando e batendo ao se movimentar o mininote por aí. Na caixa do meu tim web já veio o velcro, pelo menos no velcro eles acertaram!!

2 comentários:

nBogoni disse...

cara, nao to conseguindo salvar o arquivo com as alteracoes, como vc fez pra por as linhas de dns e salvar? valeu

nBogoni disse...

so um detalhe.. eu adiciono elas, vou em salvar e ele fala q na pode salvar..